Obake é o cruzamento de duas criaturas metamórficas com o mundo humano. Dupla inseparável, Parpaing e Moellon, são chamados a realizar uma tarefa cujo significado nos escapa. Percorrem os lugares com seus corpos maleáveis e com uma sensibilidade à flor da pele. Vemo-los a destacar-se nas nossas arquiteturas, rastreando o invisível e usando tudo ao seu alcance para avançar nas suas pesquisas. Num universo onde a magia e o sagrado andam lado a lado com a estupidez, lançamos um novo olhar sobre os nossos espaços públicos e os seres que nos rodeiam.
Um espetáculo que resulta da parceria do Festival dos Canais com os festivais Mälmo Sommarscen (Suécia) e Viva Cité (França), apoiado pelo EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists, cofundado pela União Europeia.
O Festival dos Canais é um encontro multidisciplinar de artes em espaço público que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território para apresentar as suas criações.
Assume-se como um laboratório vivo para a apresentação de novas perspetivas sobre a memória coletiva desta região e dos seus traços identitários, revelando em simultâneo a atualidade da criação artística contemporânea.
O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.