O pintor Pieter Mondriaan foi a personificação do espírito do viajante: Amersfoort, Amsterdam, Paris, Nova Iorque. Agora em Aveiro, juntamente com a Banda Sinfónica Portuguesa e o Vento do Norte, Henk van Twillert segue essa viagem e leva o público numa aventura de som, luz e movimento. Mondriaan era um entusiasta do tango e a música de Johann Sebastian Bach formou a sua juventude. Por último, mas não menos importante, o seu traço pioneiro deu forma ao inacabado quadro Victory Boogie Woogie. Postumamente, deixamos Mondriaan viajar com a melancolia do Fado em Vermelho, Amarelo e Azul.
O Festival dos Canais é um encontro multidisciplinar de artes em espaço público que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território para apresentar as suas criações.
Assume-se como um laboratório vivo para a apresentação de novas perspetivas sobre a memória coletiva desta região e dos seus traços identitários, revelando em simultâneo a atualidade da criação artística contemporânea.
O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.