A complexa, mas muitas vezes esquecida, presença negra na Grã-Bretanha anterior à geração Windrush, numa performance que chama a atenção para figuras anteriormente ocultas e que desafia algumas perceções históricas e contemporâneas.
Esta poderosa performance de dança foi inspirada em fotografias antigas de estúdio com homens, mulheres e crianças negros do projeto Black Chronicles – The Missing Chapter, um programa de pesquisa em arquivos, da Autograph, especializado em imagens do século XIX que testemunham a história da presença negra na Grã-Bretanha.
O Festival dos Canais é um encontro multidisciplinar de artes em espaço público que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território para apresentar as suas criações.
Assume-se como um laboratório vivo para a apresentação de novas perspetivas sobre a memória coletiva desta região e dos seus traços identitários, revelando em simultâneo a atualidade da criação artística contemporânea.
O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.