Um espetáculo de dança contemporânea com música ao vivo que fala sobre a busca do equilíbrio. Uma luta pela calma, pelo silêncio, pelo aliviar da carga e da culpa, por encontrar um lugar onde o animal durma tranquilo. Nasce de uma investigação sobre o uso do corpo em determinadas épocas e em determinadas religiões. Divide-se o corpo em várias partes, observam-se as ações do movimento na oração, transmitem-se conceitos como culpa, penitência, transcendência e submissão presentes em diversas religiões. Assim nasce Gorpuztu.
O Festival dos Canais é um encontro multidisciplinar de artes em espaço público que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território para apresentar as suas criações.
Assume-se como um laboratório vivo para a apresentação de novas perspetivas sobre a memória coletiva desta região e dos seus traços identitários, revelando em simultâneo a atualidade da criação artística contemporânea.
O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.