Maria Matina, artista e arte educadora, participa do Festival dos Canais desde 2019 com projetos de sustentabilidade, educação e arte. Neste ano, apresenta a Casa dos Seres da Terra, um ambiente mágico e colorido no Jardim das Brincadeiras, cheio de segredos e espaços de descoberta para acolher crianças e suas famílias. A casa é preenchida com seres encantados feitos de argila, flores, galhos e folhagens, que nascem da conexão com a natureza e despertam a imaginação. Além disso, no Atelier Livre as famílias são convidadas a apanhar recursos naturais, como folhas, galhos, flores, pedras e sementes, para criar arte, fantasia e aumentar o encanto desse lugar, transformando essa casa num espaço de todos nós. O Ninho de Histórias, é um espaço de pausa, onde as pessoas podem desfrutar de leituras, partilhar memórias e criar coletivamente imagens, narrativas e sonhos.
Espetáculo: O que contam os seres da Terra!?
Neste espetáculo interativo, a artista Maria Matina convida as famílias a conhecer os Seres da Terra e suas aventuras, passeando e explorando as instalações e cenografias criadas na Casa dos Seres da Terra.
Sábado e Domingo às 16h00
Público: Famílias (lotação limitada, 80 min)
Atelier Livre:
Facilitadora: Pilar Domingo
Horário: 10 às 13h/ 15h às 18h.
No Atelier Livre, as famílias são convidadas a apanhar recursos naturais, como folhas, galhos, flores, pedras, sementes, para criar papel reciclado, giz, arte, móbiles e fantasia. Um espaço de encontro e criação constante, para explorar a criatividade usando elementos da natureza. A artista Pilar Domingo traz todo seu conhecimento para ajudar a transformar as ideias em realidade.
O Festival dos Canais é um encontro multidisciplinar de artes em espaço público que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território para apresentar as suas criações.
Assume-se como um laboratório vivo para a apresentação de novas perspetivas sobre a memória coletiva desta região e dos seus traços identitários, revelando em simultâneo a atualidade da criação artística contemporânea.
O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.