INÍCIO DA PARADA ÀS 21h45 NA CAPITANIA E ESPETÁCULO ÀS 22H00 NO CAIS DA FONTE NOVA
Os Sylphes navegam pelos canais para mudar as estações. Brancos como a lua, com seus espelhos e asas em mosaico, iluminam a cidade com o reflexo dos azulejos. Uma bicicleta alada flutua na água, sobe e festeja com fogo. O ritual começa.
Um espetáculo à medida do Festival dos Canais e que tira partido da relação de Aveiro com a água, trazendo a esta edição um brilho especial. Tudo começa numa parada que segue ao longo do Canal Central, com início na Capitania, e tem o ponto alto no Cais da Fonte Nova, com toda a magia da Aerial Strada Company a revelar-se através de acrobacia, suspensão, luz, cor, música e seres misteriosos que dançam com a lua.
O Festival dos Canais é um encontro multidisciplinar de artes em espaço público que assume a cidade de Aveiro como um palco aberto, onde artistas provenientes de diferentes geografias se interligam com o quotidiano e a vida do território para apresentar as suas criações.
Assume-se como um laboratório vivo para a apresentação de novas perspetivas sobre a memória coletiva desta região e dos seus traços identitários, revelando em simultâneo a atualidade da criação artística contemporânea.
O Festival dos Canais integra a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.